terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vídeo de São Luis Orione

UMA BREVE HISTORIA DE DOM ORIONE, CONTENDO IMAGENS VIVAS.
VIDEO FEITO PELA PAROQUIA N.SRA.ACHIROPITA, COM DADOS COLETADOS POR FONTES DIVERSAS. 




Nasceu em Pontecurone, Provincia de Alessandria, fronteira entre Piemonte e Lombardia, um pequeno município na Diocese de Tortona, no Norte da Itália, no dia 23 de junho de 1872.

Percebeu o chamado do Senhor ao sacerdócio, ainda jovem

Entrou no seminário, onde cursou filosofia, teologia, até chegar ao sacerdócio que teve como lema: "Renovar tudo em Cristo".

Luís Orione, sensível aos sofrimentos da humanidade, deixou-se guiar pela Divina Providência a fim de aliviar as misérias humanas.

Dedicou-se aos doentes, aos necessitados e marginalizados da sociedade.

Fundou a Congregação da Pequena Obra da Divina Providência.

Em 1903, recebeu a aprovação canônica aos "Filhos da Divina Providência", Congregação Religiosa de Padres, Irmãos e Eremitas da Família da Pequena Obra da Divina Providência.

O lema era a caridade, com a proposta de trabalhar para levar os os pobres e o povo à Igreja e ao Papa.

Atuou no socorro às vítimas dos terremotos de Reggio e Messina (1908) e da Marsica (1915).

Por decisão do Papa São Pio X, foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Messina por 3 anos.

Tempos depois, surge como novo ramo a Congregação as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, Religiosas movidas pelo mesmo carisma.

Dom Orione envia missionários ao Brasil em 1913 e, em seguida, à Argentina, ao Uruguai e diversos países espalhados pelo mundo.

Dom Orione esteve pessoalmente como missionário, duas vezes, na América Latina: em 1921 e nos anos de 1934 a 1937, no Brasil, na Argentina e no Uruguai, tendo chegado até ao Chile.

Devoto de Nossa Senhora, propagou de todos os modos a devoção mariana e ergueu santuários, entre os quais o de Nossa Senhora da Guardia em Tortona e o de Nossa Senhora de Caravaggio.

Em 1940, por graves doenças de coração e das vias respiratórias foi enviado para Sanremo; três dias depois, morreu no dia 12 de Março, sussurrando suas últimas palavras: "Jesus! Jesus! Estou indo."

Em 1965, seu corpo foi encontrado incorrupto e depositado numa urna para veneração pública, junto ao Santuário da Guardia, em Sanremo na Itália.

O Papa Pio XII o denominou "pai dos pobres, benfeitor da humanidade sofredora e abandonada".

O Papa João Paulo II depois de tê-lo declarado beato em 26 de outubro de 1980, finalmente o canonizou em 16 de maio de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário