terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mãe da Divina Providência



Deus quis confiar seu plano de salvação para a humanidade ao amor de uma Mulher: Maria Santíssima, cujo “Sim” ao projeto de Deus, possibilitou a encarnação do “Verbo” na história humana. Ao se tornar mãe do Filho de Deus, a Divina Providência, por excelência, Maria se tornou a “Mãe da Providência” para todos os que a invocam com a confiança de filhos.
São Luis Orione a escolheu como padroeira principal da congregação. A imagem que representa Nossa Senhora Da Divina Providência é a de Maria com o Menino Jesus nos Braços. Todavia, esta não é a imagem que veneramos na congregação. Para entender o porquê, precisamos conhecer um pouco mais a história de São Luís Orione pois foi ele quem criou a “nossa” imagem da Mãe da Divina Providência.
Quando São Luis Orione começou o primeiro colégio no bairro São Bernardino em Tortona, Itália, ele ganhou de um senhor uma imagem de Nossa Senhora das Dores para colocá-la na capela do colégio. A imagem de Nossa Senhora Das Dores tinha uma espada no peito. Mas as crianças do colégio não gostaram de ver nossa Senhora com uma espada no peito e pediram a São Luis Orione para tirá-la. Orione disse então que eles poderiam tirar a espada, mas com bons exemplos. Cumprida a promessa, conseguiram um coração grande, escreveram os nomes deles numa folha e colocaram dentro do coração. Depois entregaram a D. Orione para trocar pela espada. Dom Orione, então, solenemente presenteou a imagem com este belo e grande coração, chamando-a de Mãe da Divina Providência.
Esta imagem está na foto abaixo. A mãe das dores se tornou para nós, orionitas, a Mãe da Divina Providência. Muito da mística da nossa congregação se expressa nesta dinâmica entre dor e providência. 

Imagem de Nossa Senhora da Divina Providência venerada pelos orionitas na Itália.

A festa litúrgica de N. Sra. da Divina Providência é dia 20 de novembro. Neste ano, pelo fato da data cair num domingo, a festa foi transferida para o dia 21 de novembro, segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário