quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Exposição de presépios no Colégio Dom Orione...


  Está acontecendo no Colégio Dom Orione uma bonita exposição de presépios, organizada pelo Padre Newton com a colaboração de pessoas de todas as comunidades da Paróquia.
  As visitações se estendem até o dia 30/12/2011, das 16:00 às 21:00 horas. Não perca essa oportunidade e participe, são cerca de 80 presépios.

História do presépio:

  Segundo a tradição católica o presépio surgiu em 1223, quando São Francisco de Assis quis celebrar o Natal da forma mais realista possível e, com a permissão do Papa, montou um presépio de palha, com a imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi e um jumento vivos e vários outros animais. Junto a este cenário foi celebrada então a Missa de Natal.
  Essa representação do presépio foi tão bem sucedida que a idéia rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres européias e de lá foi descendo até as classes mais pobres. Em todas as religiões cristãs, é consensual que o presépio é o único símbolo do Natal de Jesus verdadeiramente inspirado nos Evangelhos.
  A palavra presépio significa “um lugar onde se
recolhe o gado, curral, estábulo”. Esta também é a designação dada à representação artística do nascimento de Jesus, o que evidencia a simplicidade e humildade do maior homem que já existiu, aquele que veio para nos salvar.














Nenhum comentário:

Postar um comentário