quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Santuário de Nossa Senhora de Fátima na Vila São Jorge...

   
    Ontem, dia 30 de novembro, foi aberto ao público o Santuário de Nossa Senhora de Fátima localizado no bairro Vila São Jorge, em Siderópolis. A abertura foi marcada pela realização de um terço, oração do Santo Rosário, especialmente consagrado a Santa, com a participação dos moradores locais.
    Durante a semana a colocação da imagem externa, que possui um total de 28 metros de altura, alegrou os fiéis, que esperavam ansiosos por esse momento desde 2009 quando o Santuário começou a ser construído. O responsável por esculpir a imagem é o artista Osvaldo Zanini, de Florianópolis, e o material base utilizado na construção é amianto.
    Como as obras ainda não estão finalizadas por completo, a inauguração oficial está prevista para 13 de maio de 2012, dia que a Igreja Católica dedica a Nossa Senhora de Fátima. No entanto, a partir de dezembro sempre no 13º dia de cada mês serão realizados terços luminosos no Santuário.
    Estima-se que a área do local seja de 210 metros quadrados, sendo que no seu interior existem espaços destinados, por exemplo, ao acendimento de velas e depósito de pedidos e graças alcançadas.
    Vale destacar que ainda no interior do Santuário há uma imagem menor de Nossa Senhora juntamente com as imagens das três crianças Lúcia, Francisco e Jacinta, para as quais, segundo a história, a Santa apareceu em 1917.
    A iniciativa para edificar o recinto adveio de um antigo desejo de Dona Olívia Salvaro (in memorian), que almejava que fosse arquitetado na Vila São Jorge, onde residia, um Santuário em homenagem a Mãe Peregrina. Os familiares decidiram levar tal idéia adiante e buscaram o apoio e as doações de toda a comunidade e também de empresários da região para que a construção fosse concretizada.
    Por questões técnicas não foi possível construir a imagem da Mãe Peregrina, de tal forma que se aceitou a sugestão de edificar a imagem de Nossa Senhora de Fátima, notícia que foi bem acolhida por toda a população.
    A grande expectativa para os próximos anos são as romarias em Honra a Nossa Senhora de Fátima, tendo em vista também que a Santa localizada em Siderópolis já é considerada uma das maiores imagens religiosas de toda a América Latina.

O endereço do Santuário é: Rodovia SC 445, Km 5, Vila São Jorge, Siderópolis.













Nenhum comentário:

Postar um comentário