sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Padres da Diocese de Criciúma realizam último encontro do ano


Na manhã desta quinta-feira, 15 de dezembro, mais de 50 padres diocesanos e religiosos da Diocese de Criciúma participaram da Manhã de Espiritualidade em preparação para o Natal.

Os sacerdotes se reuniram na comunidade de Santa Luzia, em Urussanga. O evento teve início às 08h30, com o assessoramento do Vigário Geral da Diocese de Tubarão, Pe. Nilo Buss.

Pe. Nilo trabalhou a figura do profeta Jeremias e depois introduziu o clero ao sacramento da confissão individual, seguido pela Celebração Eucarística, presidida pelo bispo Dom Jacinto Inacio Flach.

“Um momento forte na vida de nosso presbitério, neste período onde somos convidados não somente a oferecer nosso trabalho pastoral, mas a ‘cuidar dos cuidadores’, como já nos dizia Pe. Vilson Groh, da Arquidiocese de Florianópolis. Temos que cuidar de nós mesmos, não só cuidar do povo de Deus. Somos humanos e precisamos estar abertos ao divino e à graça de Deus. É um momento de graça de sua ação na nossa vida para bem desempenharmos nosso ministério que não é nosso, mas de Deus” – enfatizou Pe. Antonio Madeira, da Coordenação da Pastoral Presbiteral, responsável pelo encontro.

Após a Santa Missa, os padres elegeram o novo vice-coordenador da Pastoral, Pe. José Aires de Souza Pereira, pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Lauro Müller. A Pastoral Presbiteral passa a ser presidida também pelo vigário da Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Sombrio, Pe. Daniel Pagani.

Espiritualidade e Formação pautam encontros em 2012

O próximo encontro dos padres só ocorre no dia 22 de março de 2012, em Maracajá, quando novamente se reúnem para uma Manhã de Espiritualidade, desta vez, em preparação à Páscoa.

Conforme Pe. Antonio Madeira, é prática da Diocese de Criciúma realizar encontros de espiritualidade nos tempos da Quaresma e Advento. Além disso, já consta na programação diocesana o Curso Anual do Clero, previsto para o período de 11 a 14 de junho, com o Pe. Cícero de França, formador na Arquidiocese de São Paulo.

Haverá ainda o Retiro Anual, marcado entre 10 e 14 de setembro, que será assessorado pelo Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, natural de Forquilhinha.

“Momentos essenciais para a vida e unidade de nosso presbitério”, destaca Pe. Madeira.

Padres religiosos são transferidos

Durante a Manhã de Espiritualidade, três padres religiosos aproveitaram a ocasião para se despedir do clero da Diocese de Criciúma.

Frei Helio Dalla Costa, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, deixa a missão de pároco da Paróquia São Sebastião, de Praia Grande (SC) e é transferido para a Paróquia Santo Antônio, no município gaúcho de Lagoa Vermelha, Diocese de Vacaria. Em seu lugar assume em 2012 Frei Francisco Pasinatto.

Já na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Siderópolis (SC), duas mudanças ocorrem no ano que vem: deixam as funções de pároco e vigário, respectivamente, os padres Vanderci José Rocha e Claudio Peters, da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência (Orionitas). Ambos servirão a Obra Orionita do  Pequeno Cotolengo. Pe. Vanderci na Arquidiocese de Curitiba e Pe. Claudio na cidade de Cotia (SP), Diocese de Osasco. Assume como pároco em 2012 o Pe. José Luiz Sauer Teixeira, que vem de Curitiba.





O do meio é o nosso futuro Pároco

Pe. José Luis Sauer Teixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário