sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Sacrário da Igreja Matriz...


   Em uma breve conversa com o Padre Vanderci, resgatamos um pouquinho da história do belíssimo Sacrário que se encontra na Igreja Matriz.
   Segundo Vanderci o Sacrário foi adquirido após um Congresso Eucarístico que aconteceu na cidade de Criciúma em 1946. “Durante aquele Congresso surgiram muitas dívidas o que fez com que o padre coordenador do evento tomasse a decisão de oferecer um Sacrário para as Paróquias da região, desta maneira o dinheiro arrecadado seria utilizado para sanar tais gastos”, afirmou ele.
   Na ocasião o padre atuante em Siderópolis era Agenor Neves, o qual prontamente demonstrou interesse em ficar com o Sacrário. “No mesmo instante Padre Agenor levantou a mão e pediu para que o Sacrário ficasse em Siderópolis”, destacou Vanderci.
   Vanderci ainda enfatiza o empenho e a atitude corajosa de Padre Agenor, até porque naquela época a Paróquia de Siderópolis também não dispunha de condições financeiras para arcar com os custos do Sacrário. “Padre Agenor não mediu esforços para adquirir o Sacrário e junto a um grupo de leigos andou pelas casas e empresas da cidade, batendo de porta em porta e arrecadando doações”, ressaltou ele.
   Em 2010 o Sacrário, feito em ouro, foi enviado para São Paulo onde ganhou uma restauração completa, resultando em uma despesa de 25 mil reais. Assim como Padre Agenor fez para conseguir comprar o Sacrário, Padre Vanderci fez uma grande campanha para liquidar o custo da restauração, e o povo de Siderópolis imediatamente correspondeu com doações.
   Conforme o atual pároco, durante a semana mais de 100 pessoas visitam a capela da Igreja Matriz onde se encontra o Sacrário, sem contar os sábados e os domingos após as missas, quando as visitas se tornam ainda mais constantes.
   O Sacrário de Siderópolis é considerado um dos mais lindos da Diocese e muitas pessoas dizem que ele merecia ficar na Catedral, porém, Padre Vanderci acredita que ele nunca sairá de Siderópolis. “Esse é um Sacrário especial, há muito valor sentimental envolvido, o Sacrário pertence ao povo de Siderópolis, é um presente”, declarou ele.
   E você já visitou o sacrário?!


Quer destacar eventos e fotos de sua comunidade aqui também?!
Envie para nós: debora.rh@cbelluno.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário