segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Em Siderópolis, jovens celebram Dia Nacional da Juventude!



Presença e muita alegria! A Paróquia Nossa Senhora Aparecida recebeu neste domingo cerca de 450 jovens da Pastoral da Juventude oriundos  de diversas partes da Diocese de Criciúma, uma preparação que iniciou a cinco meses pela coordenação e equipe da Pastoral da Juventude local, resultado o empenho de jovens locais na organização da estrutura para acolher tantos jovens por um dia inteiro, a partir do tema nacional “Juventude e Protagonismo Feminino” vivenciamos momentos de Fé, Devoção, Comunhão, Partilha e Celebração  e a valorização da presença feminina em nosso meio. Com a celebração Eucarística junto a comunidade local presidida pelo Pe. Bento Ailton Zilli, referencial da Pastoral da Juventude na Diocese de Criciúma e co-celebrada pelos padres Orionitas, Pe. Newton, formador do Seminário Dom Orione de Siderópolis e Pe. Márcio Vieira Lopes,  promotor vocacional da Província Sul da Congregação. Após a celebração os jovens foram conduzidos ao salão paroquial, e na companhia dos padres, religiosas, clérigos, seminaristas, leigos, os jovens  lá vivenciaram a continuidade do dia, muita fé, muita alegria, encenações, com um momento vocacional coordenado pela Pastoral Vocacional da Paróquia, danças artísticas, e música contemplaram a programação do dia, e ao final, show musical com a banda Mensageiros de Cristo, e finalizando com a benção final e envio do Pe. Miro de Bona, nesse espírito os jovens retornaram com  a certeza Cristo Vivo, Ele que foi também jovem em suas ações, presente no meio de cada um e cada uma.
Colaboração: Gilberto Trombim  - PJ Siderópolis


















sábado, 29 de outubro de 2011

II Seminário – NOVA MÍDIAS E NOVAS TECNOLOGIAS


Os participantes foram recepcionados na Casa Fundação Shalom.  Neste local foi feito o credenciamento e um jantar para os participantes. Logo após a todos se deslocaram para o Salão da Paróquia Nossa Senhora da Natividade em Cocal do Sul. Pe. Antônio Junior do seminário do Caravaggio e que acompanha a Pastoral da Comunicação na Diocese de Criciúma passa a palavra ao Bispo Dom Jacinto Inácio para abrir oficialmente o evento. Dom Jacinto com seu jeito simples e sempre disposto, fala aos participantes a importância do evento e comenta que ao receber o convite para que a diocese de Criciúma sedia-se o II seminário, ficou contente, porem preocupado pois seria algo diferente das atividades habitualmente exercidas. Logo após pede para que todos nunca se esqueçam da importância da palavra, da comunicação e Deus. Dando inicio a primeira palestra o Pe. Antonio Junior convida o Pe. Marcio Vignoli, fundador da comunidade Divino Oleiro. Ele abre a palestra saldando a todos os participantes, logo após faz uma oração.  Então da inicio a palestra, onde faz um breve comentário de sua iniciação na área de comunicação, falando sobre a importância das mídias. Foi através da perseverança na luta em anunciar a boa nova, que, criou um programa de TV e de rádio, usando a mídia que tinha nas mãos naquele momento.  Tudo isso para pregar as palavras de DEUS.  Ele nos diz que é muito importante  o uso da novas mídias, Orkut, facebook, youtube, MSN e outros, embora isso não seja tudo. O uso de tal recurso vem como um coadjuvante na luta para evangelizar. A mídia nunca substituirá, uma missa, o contato com o padre, os grupos de oração e reflexão. Embora aproxime  as pessoas as novas mídias podem  também  isolar o usuário. A igreja tem quebrar a barreira que existe, pois com o passar dos tempos, há uma mudança normal e natural, e o uso das novas mídias e novas tecnologias se fazem necessárias  para a divulgação e evangelização de todos os povos, não esquecendo das pessoas que estão próximas. Diz o Pe. Marcio que em lugares onde não se tem acesso a internet, a comunicação deve ser feita da forma mais comum, a pregação no chamado “boca a boca”. Então ele deixa uma mensagem  “Mesmo com o uso das novas mídias e novas tecnologias, devemos nos lembrar que o foco e levar a mensagem a todos sendo  sempre os ensinamentos de DEUS, o motivo de nossa pregação e evangelização, independente do meio que usamos”.                                       .  
Estão participando do II Seminário o Pe Cláudio Peters, Juliana De Mattia e Carlos Gomes membros na PASCOM da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Siderópolis-SC.

Carlos Gomes





sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DNJ 2011 - 360 jovens confirmados, jovens de siderópolis participem!


Municipios e Paróquias com suas delegações:

Içara     80

Morro da Fumaça  40

Santa Bárbara  50

Irmãos Marista   5

Sombrio  28

Timbé  do Sul e Turvo 40

Forquilhinha  17

Lauro Muller  15

Vila Nova  20

São Joao do Sul  10

Santa Rosa  5

Maracaja  40

Araranguá  10

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MOVIMENTO DA MÃE E RAINHA TRÊS VEZES ADMIRÁVEL DE SHOENSTATT



Foi através de uma Aliança de Amor com Nossa Senhora que surgiu o primeiro Santuário de Shoenstatt na Alemanha. Esta aliança foi selada pelo PE. Jose Kentenich e um grupo de seminaristas seus no dia 18 de outubro de 1914. Com este ato eles convidaram a Mãe de Deus a estabelecer ali sua morada. Propuseram-se então oferecer-lhe todos seus esforços: trabalho, aflições, dores, alegrias orações, jejuns, pela renovação do mundo e pela santificação das famílias.
Por isso celebramos no dia 18 de cada mês, o Dia da Aliança.
No Brasil o Movimento da Mãe Peregrina foi iniciado pelo Diácono João Luiz Pozzobom (peregrino do primeiro Santuário de Shoenstatt no Brasil em Santa Maria, RS), no ano de 1950.
Como fiel missionário, percorreu milhares de km, levando consigo uma pequena capela da Mãe Peregrina, visitando as famílias, ensinando a rezar o terço.
Hoje somos um grande grupo de missionários no mundo inteiro e em nossa paróquia aproximadamente 80 missionárias. Nossa meta é acompanhar com carinho nossas trinta famílias onde recebem a visita da Mãe Peregrina através de uma capelinha, e propagar a devoção a Nossa Senhora e a oração do terço pela santificação das famílias.
Temos o compromisso com a liturgia das missas no segundo sábado de cada mês e também celebramos todos os dias 18 a Aliança de Amor.
            Este ano estamos fazendo o estudo em preparação ao centenário da Aliança que acontecerá em 18/10/2014.  
“Jesus nos confiou a Maria como filhos e filhas e ela como Mãe nos convida a fazer tudo o que Ele disser”.
Jesus e Maria se alegrarão com a sua presença!

Marisselma S. Rossa









quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pensamentos sobre Madri…


Hoje, a imprensa da Espanha, da Itália e de outros países comentam, admirada, a Jornada Mundial da Juventude. Fala de um Papa de 84 anos que atraiu dois milhões de jovens; fala da vitória da Igreja sobre o governo esquerdista e anticlerical da Espanha de Zapatero, fala do Papa que sabe
falar aos jovens, fala da força da Igreja que renasce na Espanha…
            Meu querido Leitor, é a mesmíssima imprensa que já afirmou repetidamente que Ratzinger não tem carisma algum, que a Igreja já não tem credibilidade nenhuma, que o escândalo dos padres pedófilos colocou por terra o período triunfalista de João Paulo II, que a Igreja entrou numa decadência sem fim e sem cura… A mesma imprensa que tinha certeza de que, sem João Paulo II, os jovens não mais se reuniriam em tamanha multidão…
            Que lições devemos tirar de tudo isto? Aquelas que tenho recordado constantemente neste Blog: os cristãos não devem nunca interpretar as coisas de Deus a partir dos critérios do mundo, particularmente aqueles da imprensa! Nossa visão tem que ser a partir do Alto, a partir da cruz e da
ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo!
            Pense um pouco:
(1) Os jovens não foram a Madri por causa de Bento XVI – como no passado não foram por causa de João Paulo II: os jovens foram por causa de Cristo, foram para encontrar Jesus! Um Papa nunca é, nunca pode ser uma atração: não dança, não canta, não requebra, não é sarado, não faz pirueta e não aparece sob efeitos especiais! E se fizer isso, não é o Papa, é a Xuxa! Os jovens foram, vão e irão sempre a esses encontros pela sede que consome seus corações: por causa de Cristo, vida da nossa vida e saciedade da nossa esperança!
            (2) Um Papa não tem que ser “carismático” no sentido mundano. Todo Papa é carismático, porque, uma vez eleito, recebeu o carisma, isto é a cháris, a graça própria do ministério petrino. Pode ser o comunicativo João Paulo II, o simpático João Paulo I, o bonachão João XXIII, o hierático e angelical Pio XII, o feioso Bento XV, o valente Pio XI, o melancólico Paulo VI ou o tímido Bento XVI. O verdadeiro católico não ama um Papa, não ama esse Papa, ama o Papa, escuta o Papa, obedece ao Papa – exatamente porque é o Papa, seja ele quem for! Para o católico todo Papa é Pedro, e basta!
            (3) Essa multidão reunida não é, não deve ser e não pode ser uma prova de força da Igreja! Nossa força está unicamente na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo – é a mesma força da Semana Santa do ano passado, quando a imprensa acusava a Santa Igreja de Cristo de ser uma rede internacional de pedófilos e se diziam misérias contra o Santo Padre! Nossa força é Cristo, nossa vida é Cristo, nossa certeza é Cristo, nossa alegria e esperança é Cristo! 
            (4) É verdade que Zapatero, adversário ferrenho do cristianismo, está passando – como passaram outros e passarão tantos outros. Ficará a Igreja, a Mãe católica amabilíssima, porque Cristo assim o quis e assim o prometeu! Mas, não devemos pensar aqueles jovens como um triunfo da Igreja sobre ninguém. O único triunfo que devemos buscar é o triunfo sobre o pecado nosso e do mundo inteiro! Se Zapatero é um inimigo externo da Igreja, também nós a prejudicamos com nossos pecados e egoísmos, com nossa tibieza e falta de amor… Os piores inimigos da Igreja estão dentro dela!
            (5) Quanto ao renascimento da Igreja na Espanha ou em qualquer parte do mundo, ele não pode ser medido por números, por multidões ou eventos… Somente o Senhor da Igreja conhece o número dos seus, somente ele sabe do vigor e da fraqueza de sua Santa Esposa, nossa Mãe católica! No entanto, se aquela multidão de jovens na casa dos vinte anos estava lá, significa que nas paróquias, nos grupos, nos movimentos, nas novas comunidades, nas congregações há uma Igreja viva, crente, orante, disposta a testemunhar o Senhor! Lembra do fermento na massa, do grão de mostarda, do tesouro escondido? Pois é, Jesus não erra nunca; Jesus sabe o que diz e sustenta o que fala!
            (6) Quanto aos elogios a Bento XVI, que sabe falar aos jovens, ele fala de Cristo com simplicidade, clareza e a convicção de quem experimentou o Senhor ao longo de toda a vida. Isto basta! Mais impressionante que aquela multidão escutando o Papa de 84 anos, é vê-la, junto com o ancião pontífice, silenciosa, contida, piedosamente reverente, ante um pedacinho de pão que esses católicos bobos afirmam ser o próprio Jesus imolado e ressuscitado, realmente presente neste mundo! Basta ver isso para perceber a força da fé, a atuação da graça e a esperança do mundo.
            (7) Para terminar, repito, mais uma vez: se fossem somente vinte jovens a comparecer a Madri, ainda assim Cristo estaria ali, vivo, atuante, potente, matando a sede de todo aquele que dele se aproxime.
            Lembre dessas coisas, meu Leitor, quando daqui a pouco, por algum motivo, nalguma dificuldade, a imprensa novamente decretar que a Igreja está no fim, que o cristianismo passou, que a religião é coisa do passado… Então: firmes na fé, com os olhos fixos em Cristo!



       


     por D. Henrique Soares, bispo auxiliar de Aracaju, SE
















terça-feira, 25 de outubro de 2011

Missa com Oração por Cura e Libertação - 21.10.2011


A missa de cura e libertação da última sexta-feira foi celebrada pelos Padres Miro e Cláudio, a missa foi totalmente especial, pois o tema da noite era agradecimento.  Em vez de fazerem pedidos ao Senhor, os fiéis apenas agradeceram a Ele pelas graças e bênçãos recebidas até o momento. Em virtude disso, o Santíssimo não “andou” pela igreja como de costume, e sim ficou no Altar para ser adorado.
Durante a adoração os Padres solicitaram ao povo que orassem em voz alta. “Fale com Deus, não tenha vergonha, não se importe se quem está ao seu lado vai ouvir, concentre-se e dirija seus agradecimentos a Ele, reconheça todas as coisas boas que o Senhor tem feito em sua vida”, afirmou Padre Cláudio.
Um dos momentos mais emocionantes da missa ocorreu quando Padre Miro contou sobre o milagre que aconteceu com a menina Fabiana, vítima de um acidente de carro há duas semanas. Segundo ele no dia da Santa Missa em Honra a Nossa Senhora Aparecida, 12/10, enquanto os padres concediam uma benção especial às crianças presentes na igreja, uma pessoa lhe entregou um bilhete com o nome de Fabiana, pedindo fortes orações e dizendo que a menina estava com estado grave de saúde e encontrava-se na UTI.
“Mesmo sem saber exatamente quem era a menina e o que havia acontecido com ela, rezei com fé e encostei o bilhete no manto de Nossa Senhora, pedi a Ela que intercedesse pela criança junto ao Seu Filho. Uns dias depois recebi a notícia que Fabiana havia melhorado, tinha saído da UTI, conseguia reconhecer seus pais e aos poucos já conversava com os familiares. E hoje graças a Deus essa nossa amiguinha está aqui na igreja no primeiro banco para agradecer pela graça que recebeu”, disse Padre Miro.
De pé todos aplaudiram e agradeceram ao milagre. “Hoje todo mundo aqui está sabendo que existe milagre, até os médicos me disseram que foi um milagre, eles disseram: sua filha estava morta e Jesus a devolveu a vida, eu agradeço a Ele e a Nossa Senhora Aparecida se não fosse por eles Fabiana podia ter morrido”, disse a mãe da menina.
Abaixo seguem algumas fotos da missa de cura e libertação, sendo que a primeira imagem destaca o momento exato em que na missa do dia 12/10 Padre Miro pediu a Nossa Senhora que cuidasse da vida de Fabiana...

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. (Coríntios)
-Outros destaques:
As missas de cura e libertação estão sendo gravadas em CD para que pessoas que não conseguem ir até a igreja, ou acompanhar a transmissão via rádio, possam ouvir em outro horário em suas casas. O CD e uma caixinha de fósforos com a imagem de São Luiz Orione podem ser adquiridos a um preço simbólico de 5,00 reais.
Para terminar, antes da bênção final, os Padres Miro e Cláudio ainda pediram a colaboração do povo para como o abaixo assinado em prol da Rádio Sidera, 18 pessoas se comprometeram em recolher assinaturas em seus bairros. Maiores informações no próprio site da Rádio.