segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

26.02.12 - Missa de posse: Cerimonial...


   Alguns outros ritos da missa de posse do novo pároco e vigário paroquial que merecem destaque são: 
  

   A entrega das chaves da igreja, nesta ocasião as capelãs da matriz entregaram as chaves ao Bispo Dom Jacinto que levou os Padres José Luiz e Claudio até a porta principal da igreja. Em frente a porta os dois receberam as chaves da mão de Dom Jacinto que com sábias palavras alertou-os sobre o zelo que deverão ter com o templo material e com as pessoas que nele se encontram. “Vocês recebem as chaves da igreja, casa de Deus e nossa casa, cuidem da parte do povo de Deus que lhes é confiada, não façam nenhum tipo de distinção, não vejam se é rico, pobre, preto ou branco, na casa de Deus todos são iguais e merecem ser recebidos com a mesma alegria”, alegou o Bispo.





   A entrega da água do batismo, neste momento representantes de algumas comunidades entregaram ao Bispo Dom Jacinto uma jarra com água que simbolizava a água do batismo, pois administrar o batismo também é um dos ofícios do pároco. “Receba os instrumentos para o batismo dos novos filhos de Deus, você deve cuidar para que a vida divina recebida neste sacramento cresça e se desenvolva sempre mais nos corações dos fiéis”, afirmou o Bispo passando a jarra com água para as mãos do Padre José Luiz.


   A entrega da estola, neste instante representantes de algumas comunidades entregaram ao Bispo Dom Jacinto uma estola roxa, para que ele a entregasse ao novo pároco. O Bispo ressaltou que o pároco também administra o sacramento da penitência, e que é por meio deste sacramento que se realiza a reconciliação dos pecadores com Deus. “Receba a estola roxa que representa o sacramento da penitência, seja zeloso nesse ministério e distribua aos pecadores as riquezas da misericórdia infinita do Senhor”, finalizou Dom Jacinto.


   Profissão de fé, conforme determina a disciplina da igreja, os fiéis chamados a exercer um cargo em nome da igreja devem emitir a profissão de fé, segundo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica. Por essa razão, de joelhos, antes de iniciarem seus trabalhos como pároco e vigário paroquial os Padres José Luiz e Claudio professaram sua fé perante o Bispo Dom Jacinto e todos os fiéis presentes na celebração.

  




   Juramento de fidelidade e renovação das promessas sacerdotais, ainda diante do povo de Deus o novo pároco proferiu a fórmula do juramento de fidelidade aprovada pela Santa Sé e foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo de nossa paróquia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário