sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Lançada a logomarca oficial da Jornada Mundial da Juventude 2013...


   
    Na última semana foi lançada no Rio de Janeiro a logomarca oficial da próxima Jornada Mundial da Juventude. O evento contou com a presença de padres, bispos, leigos, autoridades do estado. Dom Orani, arcebispo do Rio, falou a respeito do processo de seleção e da importância de se levar um evento como a JMJ para o Brasil. O design da marca é alegre, colorido e possui as cores do Brasil. A JMJ 2013 será realizada de 23 a 28 de julho de 2013, na capital fluminense, e atrairá jovens de todo o mundo para o encontro com o Papa Bento XVI.
    O lançamento contou com a presença do governador Sergio Cabral, do prefeito da cidade, Eduardo Paes, do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cardeal Dom Raymundo Damasceno, do secretário da Congregação para os Bispos no Vaticano, Dom Lorenzo Baldisseri, e de cerca de 100 bispos do Brasil e exterior, além de diversos representantes da sociedade.
    O diretor geral da Promocat Marketing Integrado e responsável pelas negociações com a CNBB e com a Arquidiocese do Rio de Janeiro para a realização da feira ExpoCatólica como evento oficial da JMJ 2013, Fábio Castro, elogiou a logo selecionada por possuir tecnicamente todos os elementos necessários para que a logomarca componha de forma eficaz a identidade visual do evento. “Foi uma escolha assertiva, um logotipo leve, com traços suaves e, ao mesmo tempo, modernos”, disse.
    Na logomarca foi utilizada a imagem do Cristo Redentor juntamente com as cores da bandeira nacional. “Não poderiam deixar de fora o maior símbolo da Brasil que também é católico e da Igreja Católica”. Na marca há o detalhe do coração, que remete imediatamente ao coração de Cristo, acolhedor e gratuito, simples e direto. “É uma marca que traz em si várias mensagens cristãs, basta um olhar amplo” concluiu Castro.
    A JMJ, em 2013, deve trazer ao país, de acordo com o Ministério do Turismo, entre 1,5 milhão e dois milhões de turistas, de mais de 170 países. "Jovens de todos os continentes vão vir para o Rio de Janeiro. Será um evento marcante e o Governo do Estado vai trabalhar para que a nossa Jornada seja a melhor da história", disse o governador Sérgio Cabral.
             
O processo de seleção

    Para selecionar a logomarca foi lançado no dia 27 de setembro de 2011 com o edital do concurso para escolher o símbolo da JMJ. Mais de 200 trabalhos enviados de todas as partes do mundo chegaram ao Comitê Organizador Local (COL) e demonstraram, além de criatividade e técnica, a força da fé e da alegria da juventude católica. No dia 31 de outubro, começou o processo de seleção. As logomarcas foram avaliadas por um grupo de designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores pastoral e presidência do COL. Em 13 de dezembro duas logos finalistas foram apresentadas ao Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), em Roma, que escolheu a vencedora em comum acordo com os representantes do Comitê Organizador Local.

O Conceito da logo escolhida

    Com base na passagem da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de exprimir uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus encontrou-se com os seus discípulos numa montanha, após a sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra numa montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem adquire destaque no centro do símbolo.
    Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu um papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, tornando-se nesta composição a referência aos discípulos que têm Jesus no seu coração.
    Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa o acolhimento do povo brasileiro, como povo de coração generoso e hospitaleiro.
    A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz nela contida reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.


Para saber mais acesse o site oficial da JMJ Rio 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário