quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quarta-Feira de Cinzas abre o tempo quaresmal...


   Neste dia 22 de fevereiro, a Igreja Católica passa a viver um novo tempo quaresmal, que inicia-se com a Quarta-Feira de Cinzas. Com a cruz assinalada com as cinzas em sua fronte, o cristão católico acolhe as palavras do sacerdote ou ministro que em nome de Deus lhe diz: “Converte-te e crede no Evangelho” (Mc 1,15).
    Muitas paróquias celebram a benção e imposição das cinzas logo no início da manhã. A Catedral Diocesana São José realiza o rito junto às missas das 15h e das 19h.
    “É um sinal de penitência, de conversão. Recebemos as cinzas em sinal de humildade e simplicidade, por meio dele, a gente vai se convertendo a Jesus Cristo”, afirma o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.
    Segundo o bispo, o tempo da Quaresma é o tempo propício à conversão. Tempo especial para refletir sobre a realidade que a Campanha da Fraternidade apresenta no ano de 2012, com o tema “Fraternidade e Saúde Pública” e lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8).
    “A Quaresma tem em seu contexto geral a conversão para Deus, das coisas que ainda não estão de acordo com o que Deus quer e que o Evangelho propõe. O ser humano precisa se converter, porque este é um tempo especial, um tempo de preparação para o Tríduo Pascal” acrescenta Dom Jacinto. O Tríduo Pascal constitui-se das celebrações da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Páscoa é a maior festa da Igreja

   “A maior festa celebrada pela Igreja Católica no mundo inteiro é a Páscoa, pois lembra o grande o mistério do Senhor. As outras festas que celebramos, como Natal, Pentecostes, e as festas dos santos padroeiros são importantes, mas a primeira delas sempre é a Páscoa”, garante o bispo.
   A Páscoa celebra a vida nova trazida por Jesus, quando se entregou por amor à humanidade. “Nela está o centro de tudo, a Boa Nova se realizou plenamente. A partir dela, toda luz, toda energia e toda força da nossa Igreja vem da celebração do grande mistério do Tríduo Pascal”, acrescenta.
    No ano de 2012, a festa da Páscoa ocorre no dia 08 de abril.

Como viver bem a Quaresma

    O jejum, a abstinência, a oração, a caridade e a vivência do amor fraterno são o que propõe a Igreja durante a Quaresma. “Se quisermos preparar bem a Páscoa, precisamos ter isto muito presente. A Igreja pede o jejum e a abstinência de carne em dois dias do ano: na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. A penitência, a gente faz dentro de nossa casa, se abstendo de certas coisas, pois nós não somos apenas sentidos e instintos, somos também espírito e quando só satisfazemos os sentidos, não crescemos como filhos e filhas de Deus”, informa o bispo diocesano.
   Conforme Dom Jacinto, a caridade é uma forma de bem se preparar para a Páscoa, quando se leva em conta certos sacrifícios, tendo em mente que muitos irmãos e irmãs não tem o que comer e precisam da solidariedade do povo de Deus. “É um gesto concreto abster-se de algum alimento para poder ajudar o próximo”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário