terça-feira, 3 de julho de 2012

IBGE divulga dados sobre religiosidade no país...


Na semana passada o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou alguns dados sobre religiosidade em nosso país. Os católicos permanecem sendo maioria, embora haja uma maior diversidade religiosa da população brasileira. Os dados mostram que 64,6% da população professa a fé católica, havendo 72% de presença neste credo no Nordeste, 70% no Sul e 60% no Norte do país.

A análise mostra que outros 22% da população são compostos por evangélicos, 8% por pessoas que se declaram sem religião, 3% por outros credos e 2% por espíritas. O centro de estatísticas também apontou um crescimento considerável em relação às vocações sacerdotais e religiosas, confirmando no Brasil a tendência do aumento do número de sacerdotes e religiosos no mundo, conforme divulgou o Setor Estatístico do Vaticano, ao afirmar que o número passou de 405 mil para 413 mil.

“O quadro geral mostra uma vitalidade da religião católica, por meio de um borbulhar de novas modalidades, ou novas formas de viver a fé católica, por meio das novas comunidades, novos movimentos eclesiais e da volta às origens dos ideais das primeiras comunidades cristãs, que tem refletido outro quadro estatístico, que é da evolução do número de presbíteros entre os anos de 1970 e 2010. Isso indica um retorno ao catolicismo dos afastados, mas também uma identificação maior daqueles que já praticavam o catolicismo, mas não se sentiam muito firmes, identificados com a doutrina católica. Sendo assim, por mais que se diga que houve aumento no número dos que se dizem sem religião, ou que cresceu o interesse e as adesões a novos grupos religiosos e a novas igrejas, a Igreja Católica se revela ainda mais estruturada e em franca expansão, com seus empreendimentos missionários”, destaca a redação da análise.


Paróquias: Os dados revelam um crescimento vertiginoso no número de paróquias entre os anos de 1994 a 2010, em diversas regiões, com destaque para Minas Gerais onde há 1722 paróquias e São Paulo onde há 2.431 paróquias.

Padres; Em 2000 eram 16.772 padres. Em 2010 chegou a 22.119 padres. A distribuição de padres por habitantes é outro fator levantado pela pesquisa. Em 2000 havia pouco mais de 169 milhões de habitantes e para cada sacerdote eram 10.123,97 habitantes. Dez anos depois havia aproximadamente 190 milhões de habitantes e cada padre teria o número de 8.624,97 habitantes.

Concentração do clero por região: segundo a pesquisa há uma concentração maior na região sudeste em detrimento das outras regiões. Do total de padres no país a região sudeste concentra quase metade dos sacerdotes, com 45%. O sul fica com um quarto da população de padres, 25%, o nordeste 16%, o centro-oeste apenas 9%. Já o norte seria a região com menos padres, apenas 3%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário