quarta-feira, 22 de agosto de 2012

IX Congresso Nacional do Movimento de Irmãos...



Terminou ao meio-dia do domingo 19 de agosto, em Criciúma, o IX Congresso Nacional do Movimento de Irmãos, o Conami. Mais de 780 casais, além de viúvos e viúvas participaram do encontro, realizado no Centro de Exposições José Ijair Conti. O encerramento do encontro se deu com a nomeação da Arquidiocese de Curitiba, como sede da próxima edição, o X Comani.

No território da arquidiocese, também foi escolhida a capital paranaense para a realização do encontro, datado para agosto de 2015. Junto à escolha da próxima sede do evento, foram eleitos os coordenadores da décima edição do congresso, o casal paranaense Maria da Graça e José Luiz Costa. “Aceitamos a função de coordenadores pelo triênio 2013-2015, na certeza de que seremos guiados pela vontade divina e pela cooperação incondicional de todos os integrantes deste movimento”, discursou o novo coordenador, José Luiz Costa.

Ao final, o grande grupo participou da Celebração de Envio, conduzida pelo padre José Benjamin Cipriano, assessor do movimento. A Diocese de Criciúma entregou a imagem da padroeira Nossa Senhora de Guadalupe à Arquidiocese de Curitiba, com a qual permanecerá nos próximos três anos.





O Movimento de Irmãos no Brasil:

Conforme o coordenador nacional do Movimento de Irmãos, Ozildo Prazeres, em 42 anos de existência e atuante em oito dioceses no Brasil, o movimento congrega atualmente cerca de 24 mil casais, presentes em 161 paróquias, 158 bairros e 65 municípios. “O fundador, Monsenhor Bernardo José Krasinski, era vigário da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no centro de Curitiba. Ele sentiu que estava faltando algo especial para os casais e para sua comunidade, que encerravam as missas e voltavam para casa, sem se cumprimentar, sem nenhum gesto de fraternidade. O sonho dele era criar algo diferente para sua paróquia. Não imagina que fosse se expandir para tantas dioceses e paróquias como temos hoje”, enfatiza Ozildo.

O Comani é mais uma opção da Igreja Católica na evangelização, em especial das famílias e dos casais, e tem como peculiaridade a paroquialidade: devemos atuar nas paróquias, nas diversas pastorais e atividades que acontecem em cada comunidade”, explica Ozildo. O Movimento de Irmãos, voltado para casais casados na Igreja, prioriza a relação entre o casal, com a família e com a comunidade. “Estamos abertos a quem tiver interesse em ter um melhor relacionamento de família e de casais. Procure na sua comunidade ou paróquia e peça para entrar, não precisa ser convidado. Estamos há 32 anos no movimento e faríamos tudo de novo, se tivéssemos que começar, pois valeu para nós, como casal, como família, vizinhos e comunidade”, relata Ozildo Prazeres.

 
Fonte: Engeplus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário