terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

26.02.12 - Missa de Posse: Assinatura da Ata e Cumprimentos...


   Em celebrações de posse sempre há formalidades a serem cumpridas, e uma delas é a leitura e assinatura da ata. A ata é o documento que registra resumidamente e com clareza tudo o que aconteceu durante a posse, depois de ser lavrada nada lhe pode ser acrescentado ou modificado, por isso os sacerdotes e alguns representantes leigos a assinaram, demonstrando assim seu consentimento.
  




   Após o término da missa os Padres José Luiz e Cláudio foram aplaudidos e receberam os cumprimentos do povo em sinal de acolhida e boas-vindas.





   Assim, encerramos as postagens sobre a posse do novo pároco e vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
   Desejamos do fundo do coração que nossa Mãe os proteja e os ilumine nessa nova caminhada! Que assim seja! Amém!

26.02.12 - Missa de Posse: Saudações e Homenagem ao Bispo...


   Antes da benção final da missa de posse do novo pároco e vigário paroquial houve algumas saudações especiais. Primeiramente Padre Cláudio agradeceu a presença e a colaboração de todos na preparação da missa. Logo, foi a vez de Padre Gilmar saudar o povo em nome da Congregação Orionita, ele explicou que veio representar o Provincial da Congregação, Padre Aparecido, que não pode comparecer em virtude de outros compromissos.
   Ademais, ele agradeceu a dedicação do ex-pároco Padre Vanderci e ressaltou a confiança depositada no novo pároco Padre José Luiz. “Há quase dois anos Vanderci pedia para ser afastado por conta de sua saúde, estudamos as possibilidades e acreditamos que o José Luiz foi a melhor escolha. Esse ‘rapaz’ tem tudo para dar certo aqui em Siderópolis, ele é jovem e tem bastante disposição, é esforçado e teve uma boa formação, inclusive foi formado pelo Padre Claudio, por isso temos fé que os dois juntos com o Padre Miro farão um ótimo trabalho nessa cidade”, afirmou.
   O novo pároco também saudou o povo e falou sobre suas expectativas. “Estou feliz em estar aqui, agradeço a confiança que a Congregação depositou em mim e agradeço a vocês pela acolhida”.




   Em seguida houve a homenagem ao Bispo pela passagem de seu aniversário. O povo cantou os parabéns enquanto estava sendo entregue uma cesta com produtos variados trazidos por todas as comunidades da paróquia, este foi um gesto simples, mas realizado com muito carinho para homenagear Dom Jacinto.



26.02.12 - Missa de Posse: Adoração ao Santíssimo...



   Para completar os rituais da missa de posse do novo pároco e vigário aconteceu o rito de entrega das chaves do sacrário. O comentarista Claudinei destacou, “A vida espiritual é alimentada pela Eucaristia, por isso o novo pároco recebe as chaves do sacrário, o abre, o incensa e faz uma breve adoração”.
   Dom Jacinto também advertiu, “Lembra-te que a Eucaristia é o ápice da vida cristã, em que se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo, o pároco deve zelar para que a Eucaristia seja o centro de toda a vida da paróquia”.
   Assim, o Bispo junto com os Padres José Luiz, Cláudio e algumas ministras da Eucaristia se dirigiram até o sacrário e prestaram sua adoração.






26.02.12 - Missa de Posse: Homilia e Ritos de Comunhão...



   Em sua homilia durante a missa de posse do novo pároco e vigário paroquial nosso Bispo provou mais uma vez ser uma pessoa iluminada. Com belas palavras ele lembrou o verdadeiro sentido da quaresma e advertiu sobre a importância de se preparar para a Páscoa. “Esses quarenta dias são para olharmos para dentro do nosso coração e intensificarmos a oração, a caridade, a penitencia, esse é o tempo em que podemos nos converter para o bem”, afirmou ele.
   Além disso, Dom Jacinto também alegou o quanto os católicos de Siderópolis são pessoas afortunadas por terem três sacerdotes. “Vocês devem ser muito felizes em poder contar com três padres, já fui a lugares em que ter um missa por mês é muito, por isso não se esqueçam nunca de rezar pelas vocações”. 
   Para encerrar o Bispo ainda dirigiu alguns conselhos aos Padres José Luiz, Claudio e Miro, e também ao povo. “Os padres devem aceitar e amar a sua missão e vocês (referindo-se ao povo) devem aceitar e amar os seus sacerdotes”, concluiu.













segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

26.02.12 - Missa de posse: Cerimonial...


   Alguns outros ritos da missa de posse do novo pároco e vigário paroquial que merecem destaque são: 
  

   A entrega das chaves da igreja, nesta ocasião as capelãs da matriz entregaram as chaves ao Bispo Dom Jacinto que levou os Padres José Luiz e Claudio até a porta principal da igreja. Em frente a porta os dois receberam as chaves da mão de Dom Jacinto que com sábias palavras alertou-os sobre o zelo que deverão ter com o templo material e com as pessoas que nele se encontram. “Vocês recebem as chaves da igreja, casa de Deus e nossa casa, cuidem da parte do povo de Deus que lhes é confiada, não façam nenhum tipo de distinção, não vejam se é rico, pobre, preto ou branco, na casa de Deus todos são iguais e merecem ser recebidos com a mesma alegria”, alegou o Bispo.





   A entrega da água do batismo, neste momento representantes de algumas comunidades entregaram ao Bispo Dom Jacinto uma jarra com água que simbolizava a água do batismo, pois administrar o batismo também é um dos ofícios do pároco. “Receba os instrumentos para o batismo dos novos filhos de Deus, você deve cuidar para que a vida divina recebida neste sacramento cresça e se desenvolva sempre mais nos corações dos fiéis”, afirmou o Bispo passando a jarra com água para as mãos do Padre José Luiz.


   A entrega da estola, neste instante representantes de algumas comunidades entregaram ao Bispo Dom Jacinto uma estola roxa, para que ele a entregasse ao novo pároco. O Bispo ressaltou que o pároco também administra o sacramento da penitência, e que é por meio deste sacramento que se realiza a reconciliação dos pecadores com Deus. “Receba a estola roxa que representa o sacramento da penitência, seja zeloso nesse ministério e distribua aos pecadores as riquezas da misericórdia infinita do Senhor”, finalizou Dom Jacinto.


   Profissão de fé, conforme determina a disciplina da igreja, os fiéis chamados a exercer um cargo em nome da igreja devem emitir a profissão de fé, segundo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica. Por essa razão, de joelhos, antes de iniciarem seus trabalhos como pároco e vigário paroquial os Padres José Luiz e Claudio professaram sua fé perante o Bispo Dom Jacinto e todos os fiéis presentes na celebração.

  




   Juramento de fidelidade e renovação das promessas sacerdotais, ainda diante do povo de Deus o novo pároco proferiu a fórmula do juramento de fidelidade aprovada pela Santa Sé e foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo de nossa paróquia.