sábado, 8 de março de 2014

Missa marca encerramento do 18º Vinde e Vede



“Que alegria estar celebrando esta missa em ação de graças como coroamento desta grande festa onde Deus foi convidado a participar!”, iniciou o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, em sua homilia na manhã desta terça-feira, 04, no encerramento da 18ª edição do Retiro Vinde e Vede, no Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, em Criciúma.

O tradicional retiro promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC), com o tema “Reunidos num só corpo pela força da cruz” (cf. Efésios 2,16), reuniu cerca de 1,2 mil jovens, de sábado (1º) até hoje. Em sua fala, Dom Jacinto agradeceu aos jovens pela escolha. “Fazer festa com Deus é fazer festa onde a alegria e a esperança não nos abandonam. Estão todos de parabéns! Pessoas que vivem buscando a verdadeira felicidade”, enfatizou. O bispo convidou os jovens a dar uma salva de palmas aos chamados “servos”, casais e leigos voluntários que auxiliam nos diversos serviços necessários a promoção dos quatro dias de encontro.

O bispo fez uma alusão ao Evangelho do dia, afirmando que aqueles que deixam “as coisas do mundo”, não ficam sem a recompensa eterna.

Dom Jacinto agradeceu aos responsáveis pela coordenação, animação e pregação do retiro e mais uma vez, voltou seu agradecimento aos jovens: “Quantos voltam hoje para casa derrotados, desanimados. Vocês voltam com a gratidão e com as bênçãos de Deus!”, disse-lhes. Dom Jacinto afirmou ver jovens com o coração bem preparado para viver a Quaresma, após inúmeras confissões atendidas por ele e pelos padres durante o encontro.

Ao final da celebração, o assessor diocesano da RCC, padre Claudio Peters, tomou a palavra lançando um desafio aos jovens: que cada participante desta edição convide um amigo para participar do retiro em 2015. Com muito entusiasmo os jovens acolheram a missão.

Também no final da missa, o secretário Diego Vieira mobilizou a juventude para ajudar na construção da Casa Cordeiro de Deus, futura sede do movimento na comunidade Novo Caravaggio, em Içara. Um vídeo foi apresentado, mostrando o espaço doado pelo casal Zefiro e Ana Giassi e a gruta existente no local. O ofertório da santa missa foi dedicado às obras da casa. Outros dois vídeos também foram apresentados durante a celebração, um com depoimentos dos retirantes e outro mostrando a dedicação dos servos durante o retiro.

Por fim, a coordenadora diocesana da RCC, Luciana Neves agradeceu de forma muito especial ao bispo diocesano, padres e religiosas pela presença, além de todos os que contribuíram para a realização do Vinde e Vede, trabalhando ou por meio de doações.

Antes da bênção final, as Irmãs Adoradoras da Misericórdia, acompanhadas por jovens do grupo Deus Basta, de Cocal do Sul, e animação do Ministério de Música Corpo e Sangue, conduziram a multidão a dançar e louvar, cantando o que se tornou o hino oficial do Vinde e Vede, de autoria da Irmã Teresa das Chagas:

“Vinde e Vede, a alegria do Céu chegou!
Vinde e Vede, exaltemos nosso Salvador!

Juventude reunida num mesmo lugar
Começamos a cantar
Começamos a louvar
Começamos a dançar
Muito barulho pro Senhor”


Sobre a origem do hino
“Ele veio num momento de oração, orando pelo Vinde e Vede. Eu sentia que o Senhor queria dar uma canção e isso me veio ao coração: ‘Vinde e vede, alegria do céu que chegou!’ O Senhor colocava isso muito forte no meu coração, essa alegria do céu que os jovens vão chegar aqui, vão poder sentir e perceber que no mundo não há lugar melhor para estar. A alegria do céu que faz a grande diferença para eles. O Senhor dava apenas o refrão e eu orei durante mais ou menos um mês e coloquei nas mãos Dele. Falei ‘Senhor, se tem mais alguma coisa ainda para essa canção, então me mostre’. E na semana do retiro fizemos nossa vigília e quando cheguei em casa, o Senhor já me deu o restante. É tudo para Ele, nosso louvor e Deus colocava isso. Nossa música, nossa dança seria um momento de grande libertação para os jovens. Deus mostrava que com essa música ele queria completar no coração dos jovens toda essa ausência Dele. Por isso nasceu no meio de muita oração, realmente”.

Irmã Teresa das Chagas, junto de suas irmãs consagradas, dançou e cantou com os jovens. “Para nós, além de uma graça muito grande estar no meio deles, é mostrar essa alegria que é ser toda para Deus. E com isso eles não se bloqueiam diante de nós. Está sendo uma grande graça essa proximidade. Mostrarmos essa alegria em ser consagrado, pois às vezes, as pessoas tem uma visão errada de uma pessoa que entregou a vida para Deus e acham que ela entregou porque é frustrada. Pelo contrário, nós estamos mostrando este lado porque somos realizadas!” afirma.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário